Quimioterapia e a perda de cabelo: o que esperar durante o tratamento

      Comentários desativados em Quimioterapia e a perda de cabelo: o que esperar durante o tratamento

Você não pôde pensar sobre como importante seu cabelo é até que você comece  a perdê-los. E se você tem câncer e está prestes a sofrer quimioterapia, a chance de perda de cabelo é muito real. Tanto os homens como as mulheres relatam perda de cabelo como um dos efeitos colaterais que mais temem depois de serem diagnosticados com câncer.

Se você tem queda de cabelo de sua quimioterapia depende principalmente do tipo e dose de medicação que você recebe. Mas se você pode manter uma imagem corporal saudável após a perda de cabelo depende muito de sua atitude e do apoio de seus amigos e familiares.

Por que ocorre?

Quimioterapia drogas são medicamentos poderosos que atacam rapidamente células cancerosas. Infelizmente, essas drogas também atacam outras células em rápido crescimento em seu corpo – incluindo aqueles em suas raízes de cabelo.

Quimioterapia pode causar perda de cabelo em todo o corpo – não apenas no seu couro cabeludo. Às vezes, cílios, sobrancelhas, axilas, pêlos pubianos e outros também caem. Alguns medicamentos de quimioterapia são mais prováveis ​​do que outros para causar perda de cabelo, e diferentes doses podem causar qualquer coisa de um mero desbaste para uma completa calvície.

Converse com seu médico ou enfermeiro sobre a medicação que você estará tomando. Seu médico ou enfermeiro podem dizer o que esperar.

Felizmente, a maioria da perda de cabelo durante tempo de quimioterapia é temporária. Você pode esperar o crescimento do seu cabelo três a seis meses depois que seu tratamento termina, embora seu cabelo possa temporariamente ter uma aspecto ou uma textura diferente.

O que você deve esperar?

Cabelo geralmente começa a cair duas a quatro semanas depois de iniciar o tratamento.

Poderia cair muito rapidamente em aglomerados ou gradualmente. Você provavelmente vai notar acumulações de cabelo solto em seu travesseiro, em sua escova de cabelo ou pente, ou em seu dreno pia ou chuveiro. Seu couro cabeludo pode se sentir sensível.

Sua perda do cabelo continuará durante todo seu tratamento e até algumas semanas mais tarde. Se o seu cabelo dilui ou você ficar completamente careca dependerá do seu tratamento.

As pessoas com câncer relatam perda de cabelo como um efeito colateral angustiante do tratamento. Cada vez que você pegar um vislumbre de si mesmo em um espelho, a sua aparência mudou é um lembrete de sua doença e tudo o que você experimentou desde o seu diagnóstico.

Pode levar várias semanas após o tratamento para o seu cabelo se recuperar e começar a crescer novamente. Quando seu cabelo começa a crescer de volta, provavelmente será um pouco diferente do cabelo que você perdeu. Mas a diferença é geralmente temporária. Seu novo cabelo pode ter uma textura ou cor diferente. Pode ser diferente do que era antes, ou pode ser cinza até que as células que controlam o pigmento em seu cabelo começar a funcionar novamente.

A perda de cabelo pode ser prevenida?

Não existe tratamento que possa garantir que o seu cabelo não caia durante ou após a quimioterapia. A melhor maneira para você lidar com a perda de cabelo iminente é planejar com antecedência e concentrar-se em tornar-se confortável com sua aparência antes, durante e após o tratamento do câncer.

Vários tratamentos foram investigados como possíveis formas de prevenir a perda de cabelo, mas nenhum foi absolutamente eficaz, incluindo:

 

Hipotermia do couro cabeludo (crioterapia). Durante a sua infusão de quimioterapia, compressas de gelo ou dispositivos semelhantes são colocados em sua cabeça para retardar o fluxo sanguíneo para o seu couro cabeludo. Dessa forma, as drogas de quimioterapia são menos propensas a ter um efeito sobre o seu cabelo.

Estudos de hipotermia do couro cabeludo descobriram que funciona um pouco na maioria das pessoas que tentaram. No entanto, o procedimento também provoca um pequeno risco de cancro recorrentes no seu couro cabeludo, uma vez que esta área não recebe a mesma dose de quimioterapia como o resto do seu corpo. Pessoas submetidas a hipotermia do couro cabeludo relatam sentindo desconfortavelmente frio e tendo dores de cabeça.

 

Minoxidil (Rogaine). Aplicação de minoxidil – um medicamento aprovado para a perda de cabelo em homens e mulheres – para o seu couro cabeludo antes e durante a quimioterapia não é susceptível de impedir a sua perda de cabelo, embora algumas pesquisas mostram que pode acelerar o seu cabelo rebrota. Mais pesquisas são necessárias para entender se o minoxidil é eficaz no crescimento do cabelo após o tratamento do câncer.

 

Como tirar o melhor proveito

Sua perda de cabelo geralmente não pode ser prevenida ou controlada, mas pode ser gerenciada. Fazer exame das seguintes etapas durante todo seu tratamento para minimizar a frustração e a ansiedade associadas com a perda do cabelo.

Antes do tratamento

  • Seja gentil com seus cabelos.Tenha o hábito de ser gentil com seu cabelo. Não utilize químicas em seu cabelo – isso pode enfraquecê-lo. Secar o seu cabelo tanto quanto possível e evitar dispositivos de aquecimento, como pranchas e secadores. Fortalecer seu cabelo agora pode torná-lo mais resistente a queda, durante o tratamento.
  • Considere cortar seu cabelo.Cabelo curto tende a olhar mais cheio do que cabelos longos. Assim como seu cabelo cai, não será tão perceptível se você tiver cabelo curto. Além disso, se você tem cabelo comprido, cortar o cabelo pode ajudá-lo a fazer uma melhor transição para a perda de cabelo total.
  • Plano para uma cobertura da cabeça. Agora é a hora de começar a pensar em perucas, lenços ou outros revestimentos para a cabeça. Se você optar por usar uma cobertura de cabeça para ocultar sua perda de cabelo é com você. Mas é mais fácil planejar agora e não mais tarde. Peça ao seu médico para escrever uma receita para uma peruca, o custo de que pode ser coberto pelo seu seguro de saúde.

Durante o tratamento

  • Cuide de seu cabelo restante.Continue suas estratégias de cabelo suave ao longo de seu tratamento de quimioterapia. Use uma escova macia. Lave o cabelo apenas quantas vezes for necessário. Considere usar um shampoo suave.
  • Considere raspar sua cabeça.Algumas pessoas relatam que sentira coceiras em seu couro cabeludo, sensível e irritado durante os seus tratamentos e enquanto seu cabelo está caindo. Raspar a cabeça pode reduzir a irritação e salvar o embaraço de derramamento. Alguns homens raspam suas cabeças porque sentem que olha melhor do que a perda desigual do cabelo que pôde experimentar.
  • Proteja seu couro cabeludo.Se sua cabeça vai ser exposta ao sol ou ao ar frio, protegê-lo com protetor solar ou uma cobertura da cabeça. Seu couro cabeludo pode ser sensível como você passando pelo tratamento, de modo extremo frio ou sol pode facilmente irritá-lo. Não ter cabelos ou ter menos cabelo pode fazer você se sentir frio, assim que uma cobertura de cabeça pode torná-lo mais confortável.

Depois do tratamento

  • Continue cuidando de cabelo.Seu novo crescimento do cabelo será especialmente frágil e vulnerável aos danos causados ​​por produtos de estilo e dispositivos de aquecimento. Manter seu cabelo fora de colorações ou branqueamentos até que ele cresça mais forte. Processamento pode danificar seu cabelo novo e irritar seu couro cabeludo sensível.
  • Seja paciente.É provável que seu cabelo vai voltar lentamente e que ele pode não parecer normal de imediato. Mas o crescimento leva tempo, e também leva tempo para reparar os danos causados ​​pelo seu tratamento de câncer.

 

Cubra sua cabeça

Cobrindo sua cabeça como seu cabelo cai é uma decisão puramente pessoal. Para o cabelo de muitas mulheres está associado com a feminilidade e saúde, então eles optam por manter esse olhar usando uma peruca. Outros escolhem chapéus e lenços. Ainda outros escolhem não cobrir suas cabeças de todo.

Pergunte ao seu médico ou a um assistente social do hospital sobre os recursos em sua área para ajudá-lo a encontrar a melhor cobertura de cabeça para você.

 

A radioterapia também pode causar queda de cabelo

A terapia de radiação também ataca células que crescem rapidamente em seu corpo, mas ao contrário da quimioterapia, ela afeta apenas a área específica onde o tratamento é concentrado. Se você tem radiação em sua cabeça, provavelmente perderá o cabelo em sua cabeça.

Seu cabelo geralmente começa a crescer novamente após o final de seus tratamentos. Mas se ele cresce de volta à sua espessura original e plenitude depende do seu tratamento. Diferentes tipos de radiação e doses diferentes terão efeitos diferentes sobre o seu cabelo. Doses mais altas de radiação podem causar perda de cabelo permanente. Converse com seu médico sobre a dose que você vai receber para que você saiba o que esperar.